Instalação de Tubo Laser Co2

Instalação do tubo Laser Co2 60W.

 Para haver um maior desempenho da sua máquina e durabilidade do seu laser, temos a seguir o procedimento correto de montagem do seu laser de CO2:

OBS. Para os modelos com tubo laser Co2 de ate 60w, pode trabalhar apenas com um reservatório de água e bomba, para modelos com potencia superior a 60W e recomendado o uso de Chiller para manter o controle da temperatura na faixa ideal de trabalho.  Quando a temperatura da água for superior a 26°C poderá ocorrer danos irreversíveis ao tubo laser, tornando se inoperante.

Com o laser em mãos é necessário primeiramente abrirmos a tampa traseira superior da máquina. Para isso há dois pares de chaves guardados dentro da caixa plástica que vem junto a ela (figura 1-1);

figura 1-1 Caixa que acompanha a máquina.



Logo após, temos que colocar o laser no suporte (figura 1-2), prendê-lo, ligando os terminais, positivo (terminal vermelho do laser - figura 1-3) no fio vermelho da fonte do laser, depois guardar o terminal positivo no invólucro ante fuga (figura 1-4) e o negativo (terminal  ligado na carcaça do laser - figura 1-5) no fio preto da fonte;

figura 1-2 Laser montado no suporte na parte traseira da máquina. 


                                                                                              



Ligamos também a bombar de água e a de ar nas suas entradas (figura 1-6) e colocamos a saída de água no reservatório;

Para finalizarmos a montagem, ligamos a alimentação das bombas (que está na parte traseira da máquina - figura 1-7) e a alimentação geral na tomada com a tensão de 220V, depois destravamos a chave de emergência (localizada na parte frontal da máquina como podemos ver na figura 1-8). 

Obs.: Sempre especifique-se de ter montado o laser no suporte com a parte correta para cima.

2. Teste e Ajuste do laser: 

Obs.: Lembre-se de nunca disparar o laser com a mão na frente dos espelhos.

Após a montagem do laser e a alimentação da máquina é necessário o teste do laser para ajustá-lo e deixá-lo calibrado, pois, uma vez que o feixe de laser é produzido, resta direcioná-lo ao cabeçote da máquina. Isto é feito utilizando um jogo de espelhos como mostrado na figura 2-1. Cada espelho é montado em um suporte, com 3 parafusos de ajuste (figura 2-2), que têm como função ajustar o ângulo dos espelhos. Os parafusos localizados na parte inferior têm como função mover o espelho na vertical, já o parafuso superior tem como função mover o espelho na horizontal.  Na figura 2-1 temos o esquema de funcionamento do laser dentro da máquina, e logo após, temos o procedimento para o ajuste do laser.

figura 2-1 Esquema mecânico do Laser.

                                                                         

 

2.1. Calibrando os espelhos: 

Na figura 2-1 vemos 3 espelhos; teremos que calibrar um por um. Logo a baixo temos os procedimentos para calibrar cada um.

Antes de calibrar o laser temos que fazer a verificação se o seu feixe está batendo no centro ou o mais próximo do centro do espelho 1.

2.1.1. Calibrando o espelho 1:

Começaremos calibrando o espelho 1. Como o laser é infravermelho, não conseguiremos vê-lo a olho nú, por isso para nos auxiliar utilizaremos uma fita crepe. Colocaremos a fita no espelho 1, dispararemos o feixe e ajustaremos o tubo do laser até que o feixe coincida com o centro ou o mais próximo possível do centro do espelho 1. Limparemos o espelho 1 com álcool isopropílico, colocaremos fita crepe na moldura do espelho 2 e ajustaremos o alinhamento do laser, moveremos a mesa para a parte superior esquerda e dispararemos o laser, sempre tentando acertar o centro da moldura, depois moveremos a mesa para a parte inferior esquerda e dispararemos outra vez. O feixe do laser tem que coincidir tanto na parte inferior esquerda quanto na superior esquerda. Para isso utilizaremos os parafusos contidos na traseira do espelho 1(figura 2-2 e figura 2-3). Na figura 10 temos os parafusos 1, 2 e 3.

figura 2-2 Suporte do espelho 1.



Parafuso 1: O parafuso 1 tem como função o ajuste na vertical, então, quando giramos ele no sentido horário moveremos o feixe para cima, quando giramos no sentido anti-horário movemos ele para baixo.

Parafuso 2: O parafuso 2 funciona da seguinte maneira, quando giramos no sentido horário, o feixe desce na perpendicular da direita para a esquerda e quando giramos ele no sentido anti-horário o feixe sobe na perpendicular da esquerda para a direita.

Parafuso 3: Já o parafuso 3, quando giramos ele no sentido horário, o feixe desloca na horizontal da esquerda para a direita e quando giramos no sentido anti-horário, da direita para a esquerda.

2.1.2. Calibrando o espelho 2:


Para calibrar o espelho 2 tiraremos a fita crepe da moldura do espelho 2 e colocaremos na moldura do espelho 3, moveremos a mesa para a parte inferior esquerda e dispararemos o laser, depois moveremos para a parte inferior direita e dispararemos outra vez, até que o feixe esteja o mais próximo do centro da moldura do espelho 3 e que tanto na parte inferior esquerda, quanto na inferior direita o fixe coincida. Para isso utilizaremos os parafusos localizados na trazeira do espelho 2. No caso do espelho 2 temos três parafusos também, mas os mesmos estão organizados de maneira diferente como podemos ver na figura 2-4.

figura 2-4 Suporte do espelho 2.




Parafuso 1: O parafuso 1 tem como função ajustar o feixe na horizontal, quando giramos no sentido horário o feixe desloca para a direita, já quando giramos sentido anti-horário para a esquerda.

Parafuso 2: No caso do parafuso 2 o ajuste é na perpendicular, quando giramos no sentido horário o feixe sobe da direita para a esquerda, já no sentido anti-horário desce da esquerda para a direita.

Parafuso 3: Já no caso do parafuso 3, ele ajusta o movimento vertical do feixe, quando giramos no sentido horário o feixe desce, já quando fazemos o contrário o feixe sobe.

2.1.3. Calibrando o espelho 3:

Agora alinharemos o feixe ao centro do cabeçote (figura 2-5). Tiraremos a fita crepe da moldura do espelho 3 e colocaremos a fita crepe no bico do cabeçote. Alinharemos o espelho 3 para que o feixe pegue exatamente no centro do cabeçote.Como nos outros espelhos há três parafusos.

figura 2-5 Suporte do espelho 3 (espelho do cabeçote).



Parafuso 1: O parafuso 1 tem como função estabelecer o ajuste na horizontal, se movermos o mesmo no sentido horário o feixe ira para a direita e se movermos para o sentido anti-horário o feixe ira para esquerda.

Parafuso 2: No parafuso 2 o ajuste será na perpendicular, logo, quando movermos ele no sentido horário o feixe sobe da direita para a esquerda e quando movemos no sentido anti-horário ele desce da esquerda para a direita.

Parafuso 3: Para o parafuso 3 o movimento será sempre na vertical, baixo para o sentido de giro horário e, cima para o sentido anti-horário.

Obs.: No caso do espelho 3 (do cabeçote) devemos ajustá-lo até que o feixe fique no centro do espelho. 

Por fim, depois de alinhado e calibrado o laser, limparemos os espelhos com álcool isopropílico.