Limas

Fabricada de aço carbono temperado, a lima é uma ferramenta de corte dotada de dentes com arestas que cortam em apenas um sentido; tais dentes são denominados picado. Ela é usada para dar acabamento em detalhes de peças feitas em chapas e rasgos quadrados, retangulares e oblongos, e eliminar rebarbas, sendo utilizada também em ferramentaria e ainda com maior frequencia em ajustes de estampos e moldes para plástico. É tambem muito empregada em ajustes de estampos e moldes plasticos.

As limas possuem um dentado que ajuda a remover material durante seu uso. Para que tenham uma durabiliade maior, é preciso tomar alguns cuidados, como os listados a seguir:

*Usar primeiro um dos lados. Passar para o segundo lado apenas quando o primeiro já estiver gasto.
*Não limar peças feitas de materiais de maior dureza do que aquele com o qual a lima foi feita, como é o caso do aço temperado.
*Selecionar o tamanho da lima coforme a região da peça que será limada e o acabamento previsto para o limado.
*Ao guardar as limas, usar suportes quie evitem o contato com outras ferramentas ou limas. O local onde elas vão ficar armazenadas deve ser protegido contra a umidade.

Conforme o tipo de picado, as Limas podem ser classificadas em cinco modalidades, descritas a seguir.
*Bastarda: Nesse tipo de lima, a distância entre os dentes é maior, o que a torna ideal para desbastes, ou seja, para executar uma maior retirada de material com rugosidade alta.
*Bastardinha: Graças ao picado médio que possui, com ela é possivel retirar uma quantidade de material menor do que aquele retirado pela lima bastarda, mas com melhor acabamento superficial.
*Murça: possui picado finao, que possilbilita melhor rugosidade e permite bom acabamento de superficie, inclusive para encaixes ajustados manualmente. Indicada tambem para limar a lateral de chapas.
*Lima Agulha: Utilizadas em trabalhos especiais como limagem de furos de pequeno diâmetro, construção de ranhuras e acabameto de cantos vivos e outra superficies de pequenas dimensões.
*Lima Diamantadas: Utilizadas em materiais endurecidos com tratamento térmico de Têmpera e para pequenos ajustes de precisão. É muito utilizada em ferramentaria de corte, dobra e repuxo e moldes plásticos.

Existe, ainda, um grupo especial de limas pequenas, totalmente feitas de aço, as limas agulhas, utilizadas em trabalhos especiais, como limagem de furos de pequeno diâmetro, construção de ranhuras e acabamento de cantos vivos e outras superficies de pequenas dimensões em que se exige rigorosa exatidão. O comprimento total das limas agulha varia de 120 a 160mm e comprimento da parte com picado pode ser de 40, 60 e 80mm.
As limas diamantadas são utilizadas em materiais endurecidos com tratamento termico de têmpera, para pequenos ajustes de precisão. É muito empregada em ferramentaria de corte, dobra e repuxo e moldes plasticos.
A lima é uma ferramenta geralmente fabricada com aço carbono temperado cujas faces apresentam desntes cortantes ( picado ). Seu cabo deve ser de plastico resistente, embora alguns fabricantes ainda adotem cabos de madeira.

Tipos de Dentes

*Corte simples: Dentes Diagonais e Paralelos.
*Corte Duplo: Dois Grupos de dentes diagonais ( desbastam mais o material )
*Grossa: Serie de Dentes individuais ( Corte Mais Agressivo )

Formatos

Lima Chata: Utilizada em superficies planas e convexas.
Lima Redonda: Usada em superficies côncavas, aberturas circulares e furos.
Lima Triangular: Utilizada em Superficies Angulares internas e cantos de ângulos retos.
Lima Quadrada: Usada em superficies planas, ranhuras, rasgos e ajustar furos retangulares e cantos.
Lima Meia Cana: O Lado chato é utilizado em superficies convexas e planas, e o lado curvo em superficies redondas e côncavas.
Lima Faca: Com um lado mais fino que o outro, ideal para cantos.
Lima Barrete: Com um lado chato e outro liso.

Recomendações para a correta utilização das limas.

A postura correta do profissional é fundamental, pois a velocidade nesse caso é de 60 golpes por minuto. Isso se torna necessario para que seja possivel remover o material com o picado da lima, além de evitar que o profissional sofra um desgaste fisico excessivo.
As recomendações a seguir são importantes para uma operação de limagem adequada:
*A altura da morsa de bancada em relação ao corpo deve estar correta para evitar problemas de saúde ocupacional. Para regular essa altura, o operador, com a mão fechada  embaixo do queixo, deve ter a altura do cotovelo coincidindo com a altura do mordente da morsa.
*Antes de começar a limas, é preciso conferir se o cabo e o picado da lima estão em condições adequadas.
*Prender a peça na morsa fazendo com que a superficie a ser limada fique o minimo possivel para fora dos mordentes. Com isso, evita-se que a lima atinja os mordentes.
*Começar a limagem com passes paralelos á lateral da peça ou inclinados, de modo a controlar a planicidade da superficie.
*Verificar a planeza com o esquadro e a régua paralela.


Fontes:
Livro: Processos de Usinagem: Utilização e Aplicações das Principais Máquinas Operatrizes.
Livro: Ferramentaria de Corte, Dobra e Repuxo: Fundamentos técnicos, cálculos, máquinas e materiais utilizados.
Livro: 
Joias: Fundamentos, processos e técnicas.